sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

TCHIM TCHIM




Em 2008 aprendi que há coisas na vida pelas quais lutamos e conseguimos. E outras pelas quais não vale a pena lutar. Aprendi a ouvir criticas sem reservas e elogios com alguna desconfiança. Aprendi que o tempo não se perde, gasta-se. Que o tempo que temos para os amigos é sempre pouco. Que as pessoas de quem gostamos também morrem. Que a amizade é uma das mais belas formas de amor. Que tenho uns pais excepcionais. Que o sucesso é éfemero e consome. Que pode ser perigoso se nos deviar da nossa missão. Que não serve para nada a não ser para criar expectativas. Que os homens ás vezes tratam mal as mulheres de quem gostam. Que se o fazem é porque gostam mesmo delas. Que ás vezes é preciso respirar fundo antes de responder, calar em vez de falar, fechar a gaveta sem a arrumar. Que a vida nos traz aquilo que mais desejamos e que quando alcançamos objectivos, temos que ter outros, senão a vitória não sabe a nada porque já foi conquistada.
Este ano de 2008 aprendi que a música é a melhor companhia. Que há melodias que tal como o amor são eternas e quanto mais tempo passa, mais importantes são e mais sentido fazem na minha vida. Aprendi a ouvir os outros corações bater a um ritmo diferente do meu, que cada alma tem o seu modo e o seu tempo, que amar é saber respeitar o tempo e o modo de cada um. Que a distância não tem nada a ver com kilómetros. Que ninguém constrói uma ponte sozinho. Que o tempo está para o amor como o vento para os incêndios. Que quando se começa a construir alguma coisa, tem que ser pedra sobre pedra. E que ás vezes mais vale deitar tudo abaixo e começar de novo. Que estar parado também é uma acção. Que estar calado também é comunicar. Que ficar quieto pode ser a forma mais inteligente de agir.
Este ano de 2008 descobri que o livro da minha vida foi escrito por uma mulher. Que os livros são um bem precioso, sem eles a vida não faria sentido. Que não há melhor coisa que trocar livros com amigos e juntar amigos com amigos. Que o amor é uma doença contagiosa que se propaga de forma descontrolada. Que no Inverno um saco de água quente é uma boa ideia. Que a solidão tem cor, cheiro e sabor e que me sinto bem com ela. Que os filhos precisam tanto dos pais como os pais dos filhos. Que os velhos amigos nunca envelhecem e nos fazem sentoi sempre mais novos. Que a proximidade é uma arte. Que a generosidade que temos com outros reverte sempre a nosso favor. Que a sinceridade é uma arma perigosa. Que o amor tem muito de guerra e muito pouco de paz.
Em 2008 aprendi que 2009 ainda vai ser melhor. Que tudo na vida pode ser sempre melhor. Muito melhor. Muitissimo melhor.




BOM ANO A TODOS: FAMILIA, AMIGOS, COLEGAS E CONHECIDOS.




TCHIM TCHIM

Sem comentários: